Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Simião Martiniano entra na dança



Por Eduardo Souza Lima

RECIFE. Num espetacular furo de reportagem, a Zé Pereira conseguiu uma entrevista exclusiva com o nosso maior cineasta naïf, Simião Martiniano, no último dia 4, no Camelódromo da Dantas Barreto, na qual ele fala de seu novo filme, o musical "O show variado". Alagoano de União dos Palmares radicado em Pernambuco (atualmente ele mora em Socorro, Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife), diretor de nove filmes, incluindo os clássicos "O herói Trancado" (1982), "O vagabundo faixa-preta" (1994) e "A moça e o rapaz valente (1999)", autodidata, Simião começou sua carreira em 1979 com "Traição no sertão", rodado em Super-8. Os demais filmes foram feitos em VHS, à exceção de seu último longa-metragem, "A valize foi trocada" (foto menor, 2007), uma superprodução para os seus padrões, gravado em sistema digital.
À frente do Grupo Cine Teatro Clênio Wanderley, ele roteiriza, produz, dirige e não raro atua em seus filmes - e também em filmes de outros diretores, como "Conceição" (2000), de Heitor Dhalia ("Nina" e "O cheiro do ralo") e o genial "O homem da mata" (2004), de Antonio Luiz Carrilho de Souza Leão. Como artista independente que é, não ganha a vida com sua arte, mas vendendo discos de vinil antigos e DVDs de seus filmes na sua banca - aliás, ele aproveitou a deixa para cobrar a ajuda prometida pelo ator e presidente da Riofilme José Wilker durante o Festival do Rio 2003, no qual foi homenageado.
Sua história foi contada no curta "Simião Martiniano - O camelô do cinema" (1998), de Clara Angélica e Hilton Lacerda - o melhor roteirista do Brasil®. "O show variado" tem dança e caratê, está em fase de ensaios e deve começar a ser rodado no mês que vem. Assista abaixo à entrevista.


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial