Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Chôu da Súcsa


Já faz tempo que todo ano é a mesma coisa: o filme da Xuxa estréia mal e depois de três semanas em cartaz a campanha na Globo se intensifica, invariavelmente apresentando testemunhos de inocentes úteis, quase sempre crianças, ou artistas da casa, que pagam o seu mico em troca do soldo, dizendo o quanto ele é imperdível. (digressão: uma das camisetas mais legais que a saudosa "Casseta Popular" vendia tinha uma foto de um moleque chutando a canela de um sujeito e dizendo "baixinho é o teu salário".) O declínio parece ser irreversível, já que até o seu programa diário a apresentadora perdeu. O curioso é que, terminado o ano, o filme sempre está entre as maiores bilheterias nacionais, sempre com mais de um milhão de espectadores. É um fenômeno simples de explicar: isso acontece porque ele sempre fica pelo menos um ano em cartaz. As salas podem estar às moscas, filmes que estão indo bem nas bilheterias dão lugar a outros nos multiplex, mas o da Xuxa continua lá. Quando a gente consulta o borderô, descobre algo mais curioso ainda: "Xuxa gêmeas" teve 1.007.490 espectadores e rendeu R$ 5.801.174, enquanto "Primo Basílio", por exemplo, fez 838.726 de público e R$ 6.376.229 de renda. Há de se creditar isso ao grande número de ingressos de meia-entrada do filme, por causa de seu público, mas também ao sem número de promoções criadas para arrastar os incautos para o cinema - muita entrada gratuita é distribuída.
Como o exibidor - o dono das salas, seja o Grupo Estação ou o Severiano Ribeiro - está nessa por dinheiro, fica a pergunta: a quem interessa isso? Será que filme da Xuxa é subsidiado?

P.S.: A foto acima é de "Amor estranho amor" (1982), disparado o melhor filme estrelado pela apresentadora, dirigido por Walter Hugo Khouri (1929-2003), um dos maiores nomes da História do cinema brasileiro, cuja exibição foi proibida por ela, numa atitude para lá de antidemocrática.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial