Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PhD em Cinema Brasileiro: O céu de Montes Claros ou cinema em minha vida


Por Paulo Henrique Souto*

A mosca azul do cinema me picou cedo, em Montes Claros, minha terrinha natal, no sertão roseano, norte de Minas, céu baixo, que dá vontade, até hoje, de tocar as nuvens, grandes e volumosas, como nos filmes. Final dos anos 50 até 70, então com 20 ou 30 mil habitantes, Montes Carlos tinha, por incrível que pareça, seis cinemas de rua, o Coronel Ribeiro, o São Luiz, o Nova Olinda e o Ipiranga, estes de Mario Ribeiro - irmão do saudoso Darcy Ribeiro -, que tinha mais oito cinemas nas cidades bem menores da redondeza. Aí surgiram mais dois, o Cine Fátima e o Lafetá, de seu Lezinho Lafetá. Lembro-me que, morando na Praça Coronel Ribeiro, ficava louco para chegar o sábado para assistir ao seriado Fuman Chú, nem sei se é esta a grafia, sei que era fascinante pois não tinha the end no final o Fuman Chú, precursor destes Bruces Lee de hoje em dia, ficava estático na tela, sempre correndo do perigo, e tchan, tchan, tchan, tchan... aparecia "aguardem o próximo episódio". Mais instigante?, impossível. Ia dormir criando o próximo episódio nos sonhos, ou seja, decupando roteiros.

Vi muitos clássicos em todos os cinemas da cidade, adorava ouvir o prefixo, sempre uma linda música, o beijo na namorada o aperto de mão quando a luz apagava. O fascínio por fazer cinema também aconteceu na mesma época. Carlos Alberto Prates Correa ("Crioulo doido", "Perdida", "Noites do sertão", "Minas Texas" e o último, premiado em Gramado, "Castelar e Nelson Dantas no país dos generais") apareceu na cidade com sua equipe, incluindo Paulo José, para filmar "Milagre de Lourdes". Eu acompanhava tudo de perto e eis que acabei ao lado de Paulo José, vivendo um sacristão, papel que exercia de verdade do outro lado da Praça da Matriz, pois a locação, a sacada do sobrado colonial de Dr. Jair de Oliveira, era ali mesmo. Não dado por satisfeito, curioso como bom geminiano, assistia a todas as filmagens, rodando toda a cidade, fascinado.

Anos depois, já no Rio de Janeiro, com 31 anos, voltei a Montes Claros com o mesmo Carlos Alberto Prates Correa, como produtor executivo de um dos filmes mais bonitos - não se tem modéstia com 60 anos - do cinema brasileiro: "Cabaret Mineiro". Dei tudo de mim, com prazer inenarrável conseguia tudo pro filme, desde a banheira para colocar na zona boêmia, para Louise Cardoso, minha professora de teatro no Tablado, mostrar as tetas pro coronel Nelson Dantas (foto), de saudosa memória, até arrumar salão paroquial com meu padrinho Padre Dudu, do qual fui o sacristão já citado, para montar o cabaret. Foi um escândalo, imagem vocês, motivo de crônica nos jornais locais. E o diretor de arte Carlos Wilson, o famoso Damião, criou ali, lindo, o tal Cabaret Mineiro, pra Tânia Alves, com as meias de arrastão - que consegui com uma coroa "avançada" da cidade - cantar "a dançarina espanhola de Montes Claros, dança e redança na sala mestiça, cem olhos morenos estão seguindo o balanço lento e mole de suas tetas", do poema "Cabaret Mineiro", que Carlos Drummond de Andrade fez quando visitou a cidade... Na platéia do cabaret, ou do salão paroquial, fazendo figuração, amigos do diretor, incluindo meus familiares. Também mostrei a cara como ator, fazendo um galã fazendeiro, com lindas mulheres me lambendo à beira da piscina do sítio, com Helber Rangel de mocinho e bandido, Tamara Taxman, Eliane Narduchi, exuberantes, e como Carlos Alberto sabe filmar a alma feminina...

Tchan, tchan, tchan, tchan... aguardem o próximo episódio...

*Paulo Henrique Souto é produtor-executivo, diretor (do média-metragem "Aníbal, um carroceiro e seus marujos"), ator e assessor de imprensa - já lançou mais de cem titulos.

Marcadores: ,

3 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Legal, Paulo Henrique, vc que há mais de trinta anos divulga cinema brasileiro, tinha mesmo é que ter sido picado pela mosca azul ainda em menino, lá nos Montes Claro; só acho que o cinema brasileiro está te devendo uma homenagem por tanta dedicação, afinal, 30 anos é uma vida inteira...ah, e estou te cobrando a edição do livro com todas aquelas fotos maravilhosas e acredito na maioria inéditas que vc tem, abordando nosso cinema.
Um grande abraço.

12 de abril de 2008 às 11:58  
Blogger depaula disse...

Paulo Henrique, finalmente encontrei sua crônica, a primeira que li no JN. Você sabe como fiquei emocionada com sua história de amor com o cinema, começada em sua terra natal. Mas, repito aqui no blog. Adorei! E...faço uma pequena correção. Paulo José veio a Montes Claros para filmar " Os Marginais", no episódio "Guilherme Tell". O "Milagre de Lourdes" foi filmado em Belo Horizonte. Sei que você sabe disso. De vez em quando, damos um cochilo...:)

8 de maio de 2008 às 23:11  
Blogger Evelina disse...

talvez, poder tocar o céu em Montes Claros tenha nos dado acesso mais rápido à poesia de que tanto necessitamos pra viver e com a qual vc não economiza!E o que é o cinema ? Poesia em movimento!bjs

30 de maio de 2009 às 16:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial