Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Sessão da Tarde: Especial Pseudo Pictures


Pseudo Pictures é o nome da fantasia de um agrupamento de amigos da ECO-UFRJ que estudavam jornalismo ou publicidade nos anos 80, mas que queriam mesmo era fazer cinema. Só que fazer cinema era muito caro.
Naquela época a moda era fazer vídeo, mas eles achavam que isso era viadagem e/ou picaretagem e usavam uma câmera VHS para fazer filmes de gênero.
Só três deles ficaram prontos. A Zé Pereira apresenta os dois primeiros abaixo, ambos rodados em preto-e-branco.


"Caçada implacável" (1985) é uma perseguição num prédio abandonado em atmosfera noir. O filme ganhou os prêmios do júri popular e de melhor fotografia da I Semana do Vídeo Independente e foi selecionado para o II FetRio - aquele festival do Hotel Nacional.


Caçada implacável - Parte 1



Caçada implacável - Parte 2



"Capitão Eléctron contra a Ameaça Venusiana" (1986) é um filme de super-herói à moda antiga, mudo, com entretítulos e música de piano. Competiu no RioCine Festival e fez grande sucesso no circuito carioca de vídeo da época - sim, existiu isso. O produtor espanhol Cormac Regan o descreveu como "Muito freak! Un mix de Murnau, film japones dos anos 60 con superheroe e a Amenaza Venusiana es Darth Vader vestido como o asesino de 'Scream'!" (N. do R.: na verdade, a roupa do vilão extraterrestre foi inspirada na da Morte de "O sétimo selo", de Bergman; "Scream", "Pânico", ainda não tinha sido rodado em 1986).


Capitão Eléctron contra a Ameaça Venusiana - Parte 1



Capitão Eléctron contra a Ameaça Venusiana - Parte 2



P.S.: a foto no alto é de Edmundo Barreiros.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Carlos Alberto Mattos disse...

A Caçada é genial. Como em todo bom noir, é a luta do preto (cenas escuras do perseguidor) contra o branco (planos estourados do perseguido). Mas o maior mistério mesmo é o que está fazendo ali o Consul do Zimbábue. Cartas para a redação.

11 de junho de 2008 às 23:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial