Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Todo mundo faz acordo com o tráfico

Por Eduardo Souza Lima


Longe de mim querer livrar a cara do senador Marcelo Crivella - vade retro! -, populista disfarçado de religioso que sonha em ser prefeito do Rio. Mas é no mínimo hipocrisia acusá-lo de fazer acordo com o tráfico para tocar obras no morro como se isso fosse alguma novidade. Quando rodamos o documentário "Rio de Jano", em 2000, sugerimos ao Jano que conhecesse os morros de São Carlos e do Vidigal. Nós só conseguimos filmar porque o primeiro estava ocupado pela polícia na época e porque pedimos licença à associação de moradores do segundo, o e nos garantiu segurança. Não tratamos diretamente com os traficantes, mas eles estavam lá e só permitiram que subíssemos por causa deste acordo tácito.
Todo mundo que já filmou no morro sabe que sem salvo-conduto não se liga câmera - de cinema ou de TV - lá em cima. Dificilmente a Globo faria qualquer reportagem numa favela sem a anuência do tráfico.
Todo mundo faz acordo com o tráfico. A começar pelo asfalto, que está pouco se lixando para o que acontece no morro e só reclama quando uma bala faz o caminho errado.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial