Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fotodiário celular HK XVI

Por Henrique Koifman


Tive a sorte de passar o penúltimo final de semana no sítio de um querido casal de amigos, em Macaé de Cima, pedacinho do paraíso que é guardado perto de Muri. São de lá as três primeiras imagens (à esquerda) que abrem esta edição do Fotodiário. Em seguida a essas, está o edifício da esquina da Presidente Wilson com a Rio Branco, no Centro, visto através da copa da amendoeira da praça em frente e emoldurado por um céu de brigadeiro. Brigadeiro ou, quem sabe, papagaio – como os coloridos, logo abaixo, que estavam à venda na rua São José.

A janela colonial na imagem seguinte é do Paço Imperial. Com a baixa resolução destas fotos telefônicas, você talvez não possa enxergá-los, mas havia um pombo e um bem-te-vi pousados na grade da sacada, conferindo, quem sabe, uma vista parecida com a que D. João VI encontrou por lá, 200 anos atrás. Abaixo da janela, dois entregadores de chope demonstram um pouco da habilidade que os brasileiros costumam ter com os pés – notem que eles NÃO estão vestidos de amarelo, o que explica muita coisa.

Seguindo a tirinha, na linha de cima, à direita, está a vitrine do quiosque que fica na entrada da estação do metrô da Carioca e, mais apropriada para menores, abaixo desta, outra vitrine, de uma loja "tem tudo", na Rua do Ouvidor. Adiante, o entardecer na Rua das Laranjeiras. Nesta época, o sol se põe quase atrás do Corcovado e deixa a paisagem ali avermelhada e interessante. Foi também a luz, só que elétrica, dos edifícios da Carioca à noite, que me fez registrar a imagem seguinte.

Fechando este Fotodiário, os metais de sopro amarrados de uma interessante exposição em cartaz na nova galeria da Travessa do Comércio e, abaixo desses, o cafezinho da padaria da Rua Alcindo Guanabara. Recomendo ambos.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial