Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fotodiário celular HK XX


Por Henrique Koifman

A última semana do inverno foi justamente das mais invernais, que fazem com que cariocas saiam um pouco mais arrumados às ruas, embora muitas vezes perfumados por um renitente cheiro de guardado. Aquele que mora para sempre no bolso de um blazer de lã e na gola da capa de gabardine. Friozinho e chuva. E muita água nas calçadas, que se transformam em espelhos. Como na imagem que abre esta edição do Fotodiário (à esquerda), na verdade um quase-lago no maltratado Largo da Carioca. Na janela seguinte, no segundo andar do Paço Imperial, encontrei o perfil a fachada do Palácio Tiradentes, na mesma terça-feira. Horas antes, na Cinelândia, segui furtivo as três senhoras com guarda-chuvas, em busca de um ângulo melhor. Será que me notaram?

Ali perto, na Rio Branco, também debaixo de chuva, a imagem do candidato servia de abrigo para uma de suas cabos eleitorais. A outra moça, "duplamente" abaixo (na foto inferior e sob a mesma calçada, na estação do metrô da Cinelândia), virou silhueta do anúncio. Sombras e luzes foram também o motivo de registrar a imagem seguinte, caminhando pela Travessa Euricles de Matos, em Laranjeiras, no começo da noite de segunda, na volta para casa. Uns 200 metros antes, havia passado pela Praça José de Alencar, ilhota cercada de carros e, àquela altura do dia, de lâmpadas e faróis.

A mistura de luzes, reflexos e guarda-chuvas encontrei na entrada da galeria do cine São Luiz. Antes do filme, tomamos um café com leite na mesa ao lado dessa aí, que aparece na foto, numa varandinha que fica na esquina da Paissandu com Senador Vergueiro.

A escada rolante e a loja de molduras – com mais reflexos – são do Botafogo Praia Shopping (saudades da Sears); a escadinha curva com parede amarela é do edifício em que trabalho. As flores aqui e ali (fotografadas nas férias em Guapi) são para marcar a chegada da primavera.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial