Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque
Marcha dos CineclubesO Caos Anda Sobre RodasHitler no LeblonO Caminho de Santa Teresa

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

OK Computador


Por Eduardo Souza Lima

Zémaria não faz música pra gringo ouvir e talvez isso explique o sucesso que o grupo capixaba está fazendo lá fora. Vindos de mais uma turnê pela Europa (dá pra ver no YouTube o documentário feito lá pela produtora Mirabólica) Nego Léo (bateria), Marcel Dadalto (sintetizadores, guitarra e programação), Michel Sponfeldner (baixo) e Sanny Lys (voz e efeitos) lançam seu novo CD, "11 trax". Além de músicas do EP "Aqui não tem silêncio", lançado exclusivamente no site da banda, o disco traz quatro faixas inéditas, "Air talk", "Laser eyes" (videoclipe abaixo), "Buenas" e "Someone else". Sanny agora também canta em inglês, para facilitar a vida dos fãs estrangeiros. Por enquanto só dá pra comprar o álbum pela internet, mas Marcel promete que em breve ele estará nas melhores casas do ramo. Eu bati um papo com o camarada, que também está fazendo sucesso além-mar com o seu projeto-solo Monk Ponk.





Como você definiria o som do Zémaria?
Rock de computador. Engraçado que muita gente acha que a gente é DJ porque mexe com música eletrônica. Na real, a nossa formação é totalmente musical. A gente já teve várias bandas de rock, pós-punk, hardcore... Só que dos estúdios de ensaio e das garagens a gente foi pra dentro de um quarto com um computador. Vendi a guitarra e comprei um sintetizador.

O novo disco tem músicas em inglês porque vocês estão de olho mercado exterior?
De certa forma sim. A gente tem tocado bastante na Europa. Já foram aí três turnês que somam mais de 70 shows lá fora. E lá fora, se a gente canta em português é rotulado de world music na hora. E world music não é a nossa. A gente tá mais pro electro-rock... algo assim. O legal do inglês é que ele funciona em todos os países que a gente vai. Na Alemanha, na França e até em Portugal.

Como está sendo feita a distribuição do disco aqui e no exterior? Algum selo vai cuidar - ou está cuidando - disso lá fora? Como comprar o disco aqui no Brasil?
Estamos apostando na distribuição online. Temos um empresário na Alemanha e em Portugal cuidando disso. Aqui no brasil a gente prensou mil cópias em CD que acabaram em semanas com vendas nos próprios shows da banda. Vamos para a segunda prensagem e ai sim vamos vender nas lojas de todo o Brasil.

E o disco de vinil do Monk Ponk?
Eu fiz uma página no Myspace e um DJ famosinho lá da Alemanha ouviu a música lá, não sei como, e entrou em contato comigo. Resultando daí o lançamento em vinil de três músicas minhas. É um projeto mais calminho, e mais eletrônico, cabeçudão. É uma ressaca do meu trabalho com o Zémaria. Acho bom ter projetos paralelos porque eles ajudam um ao outro.

Como foi a última excursão pela Europa? Onde vocês tocaram? Que tipo de lugar Boates, clubes, festivais?
Foi a melhor de todas. A gente viajou com amigos que são videomakers e registraram toda a viagem. Acabamos fazendo um programa de TV sobre as aventuras de uma banda brasileira na Europa. Da pra ver no YouTube. A gente tocou em várias cidades da Alemanha, Portugal, França e Inglaterra. A receptividade é ótima. Principalmente porque a gente costuma viajar sempre no verão, e os europeus estão sempre muito pilhados nessa época do ano. Tocamos em todo tipo de lugar: em praias, campeonato de surf, clubs hypados, festivais, ao lado de grandes artistas como Jamie Lidell, Señor Coconnut, Cold Cut, Yellowman... e tambem tocamos em alguns inferninhos clássicos.

Como a galera costuma receber vocês lá fora? Algum desavisado acha que é um grupo de pagode - por causa do Brasil e do nome Zémaria?
Hahahahaha... não, isso nunca aconteceu não. Até porque as atrações lá são muito bem explicadas para o público.

O que vocês gostam de ouvir?
Dub, reggae, jazz, drum 'n' bass, hardcore, rock, minimal, house music, IDM... e as músicas que saem aqui no meu estúdio.

E como estão os projetos-solo?
Além do Zémaria, eu toco na banda Telepathique, tenho o meu projeto Monk Ponk e o Hot Tape com meu amigo DJ Periférico, de São Paulo. Tenho um estúdio, o Asimov, onde produzo minhas coisas e trabalho como sound designer fazendo trilhas para TV e cinema. Músico é malabarista, tem que se virar de várias formas.

Marcadores:

4 Comentários:

Blogger Toinho Castro disse...

então... infelizmente o site do zémaria não está funcionando:
"Forbidden

You don't have permission to access /new/ on this server."

27 de novembro de 2007 às 01:24  
Anonymous Anônimo disse...

Jura que tu gosta disso, Zé?

30 de novembro de 2007 às 02:51  
Anonymous Anônimo disse...

É a minha banda favorita. Hoje eu gosto mais até do que Joy Division.

30 de novembro de 2007 às 10:51  
Anonymous Anônimo disse...

tai o myspace da banda q da pra ouvir umas musicas novas.

http://www.myspace.com/zemariamusic

e ae zé, massa o espaço. valeu !

13 de dezembro de 2007 às 00:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial