Ecce Homo

Por Petrucio Viana
Nascido na Itália; criado na Argentina; casado; pai de dois filhos; desenhista; caricaturista; mas, acima de tudo, animador. Criou sua própria técnica de animação e é o autor tanto do primeiro longa de animação produzido no mundo quanto do primeiro longa de animação completamente sonorizado.
Disse não para uma proposta de emprego, oferecida pelo próprio Walt Disney, e continuou tocando sua vida, desenhando e produzindo os seus próprios filmes, longe de todo e qualquer patrão. Teve toda a sua obra destruída pelo fogo mas foi reconhecido ainda em vida. Aposentou-se com 46 anos e morreu dormindo, como sonham todos os mortais.
Peraí. Esse cara existiu? Mesmo?
É o que você vai descobriri se assitir ao documentário italiano "Quirino Cristiani", de Gabriele Zucchelli, que será exibido amanhã no Teatro II do CCBB, às 10:30h, e no domingo na sala de cinema do CCBB, às 19h.
O único defeito do filme de Zucchelli é que não é um filme de animação! Toda a beleza do filme fica por conta da surpresa de saber da existência e tomar contato com a obra de seu incrível protagonista.
No mais, é ver para crer.
Marcadores: Anima Mundi 2008, Animação
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial